Pesquisar este blog

30/01/2010

Francesco Maria Veracini

Francesco Maria Veracini nasceu em Florença, em 1.º de fevereiro de 1690. Aluno de Gasparini, adquiriu rapidamente um virtuosismo tão notável que, depois de ter ouvido em Cremona, em 1716, Tartini se retirou para Ancona para trabalhar na sombra. Foi, sucessivamente, diretor da Ópera Italiana em Londres (1714-1720), virtuose na corte de Dresden (1720-1722) e, mais tarde, esteve ao serviço do conde Kinsky, em Praga (1723).

Depois de uma estada na Itália, fixou-se novamente em Londres, em 1735, e obteve um grande êxito como compositor de óperas, mas como violinista, foi eclipsado por Geminiani. Em 1746, retirou-se para Pisa e depois para Florença, onde morreu em 31 de outubro de 1768.

Deixou 5 óperas, sinfonias, concertos e, sobretudo, belíssimas sonatas para violino.



Carlos Gomes

Carlos GomesCarlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém do Pará, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.
É o autor da ópera O Guarani.
Download aqui:

27/01/2010

Erik Satie (1866-1925) & Darius Milhaud (1892-1974): Orchestral Works

Satie: Gymnopédies No1-3; Milhaud: Salade Op83

Este Cd contém obras orquestrais de dois compositores franceses da primeira metade do século XX, Erik Satie e Darius Milhaud. E sobretudo, a interpretação do grande maestro e compositor, Bernard Herrmann.

Satie, além de criador do Ragtime, influenciou uma gama de compositores contemporâneos, principalmente os do chamado Les Six, grupo formado por seis compositores, cujas músicas representavam uma reação ao Wagnerismo e Impressionismo. O Grupo era formado por Georges Auric, Louis Durey, Arthur Honegger, Darius Milhaud, Francis Poulenc e Germaine Tailleferre. A designação Les Six estabelecia uma relação com o Grupo dos cinco de São Petersburgo, Balakirev, Rimsky-Korsakov, Borodin, Mussorgsky e César Cui. Darius Milhaud foi um compositor e professor francês, um dos mais prolíficos do século XX. Sua obra é conhecida por conciliar o uso da politonalidade e do jazz. Suas obras mais conhecidas são os balés Le Bœuf sur le toit e La Création du monde

As Obras
As Gymnopedies são três peças escritas originalmente para piano inspiradas no estilo do grupo Les Six. Estas três singelas peças se consolidaram como as mais populares de Satie. Temos aqui duas Gymnopedies orquestradas por Debussy, as de número 3 e 1 respectivamente.
O cd ainda traz outras peças de Satie. Os balés Les Aventures de Mercure, La Belle Excentrique, e a pantomima musical com orquestração de Milhaud, Jack-in-the-box. Tratam-se de peças muito leves e despretensiosas que caracterizam bem a obra do compositor francês. Com excessão de Les Aventures de Mercure, escrito para orquestra, mas possuidor de uma redução para piano, os outros dois balés desta gravação foram escritos originalmente para piano.
Saudades do Brasil é uma suíte composta por 12 danças (maxixes), cujos nomes fazem referência a bairros do Rio de Janeiro, marca de uma viagem ao Brasil durante a primeira guerra mundial, como adido cultural da Embaixada da França no Rio. Foi concebida originalmente para piano, somente mais tarde seria orquestrada pelo próprio Milhaud e acrescida de uma abertura.

Erik Satie
01 Gymnopédies III & I (6’33’’)
02 Les Aventures de Mercure (13’32’’)
03 La Belle Excentrique (4’42’’)
04 Jack-In-The-Box (6’48’’)

Darius Milhaud
05 Saudades do Brasil (26’40’’)
(Overture – Sorocaba – Botafogo – Leme – Copacabana – Ipanema – Gávea – Corcovado – Tijuca – Sumaré – Paineiras – Laranjeiras – Paysandú)

Download aqui

Pavarotti-Pavarotti's Opera Made Easy-My Favorite Showstoppers


1. The Barber Of Seville:
Largo al factotum (Leo Nucci)
2. Rigoletto: La donna e
mobile (Pavarotti)
3. Il Trovatore: Di quella
pira (Pavarotti, Graham Clark,
Joan Sutherland)
4. Tosca: Vissi d'arte (Tebaldi)
5. Tosca: E lucevan le stelle
(Pavarotti)
6. La Traviata: Sempre libera
(Pavarotti, Joan Sutherland)
7. The Girl Of The Golden
West: Ch'ella mi creda libero
(Pa
8. Madame Butterfly: Un bel di
(Mirella Freni)
9. La Boheme: Che gelida
manina (Pavarotti)
10. La Boheme: Musetta's Waltz
Song (Rolando Panerai,
Elizabeth Harwood, Michel
Senechal, Mirella Freni)
11. Turandot: Nussun dorma!
(Pavarotti)
12. Pagliacci: Vesti la giubba
(Pavarotti)
13. Fedora: Amor ti vieta
(Pavarotti)
14. I Puritani: O rendetemi la
speme... Qui la voce... Vien,
diletto (Joan Sutherland)
15. Werther: Pourquoi me
reveiller (Pavarotti)
16. The Daughter of the
Regiment: Ah! mes amis... Pour
mon ame (Pavarotti, Eric Gartett)
17. Rigoletto: Parmi veder le
lagrime (Pavarotti)
18. Norma: Mira, o Norma...
Si, fino all'ore estreme
(Joan Sutherland, Marilyn Horne)
19. Aida: Ritorna vincitor!
(Leontyne Price)

Vivaldi-As Quatro Estações

O amor à arte e a coragem em romper as regras vigentes na sociedade veneziana do final do século 17 e início do 18, certamente, foram as marcas principais na trajetória de Antonio Lucio Vivaldi. Suas melodias agradavam a minoria intelectual e despertavam interesse em pessoas que, até então, se mantinham distantes da música. Não tardou para que Vivaldi se popularizasse em toda Europa, inclusive na França que, na época, vivia mergulhada em seu valores nacionais.

Sem temer críticas, o músico inovou em suas composições,iluminando a estrutura formal e rítmica do concerto. Também buscou contrastes harmônicos, resultando em originalidade. Uma irreverência que fez dele um dos maiores talentos do período barroco. No âmbito pessoal, a mesma ousadia escandalizava a sociedade conservadora. O músico vivia cercado por uma legião feminino e, em especial, contava com a inseparável companhia de sua jovem aluna e cantora Anna Giraud. A história diz que somente a morte de Vivaldi os separou, mas o compositor nunca se casou.

Veja outras postagens sobre Vivaldi neste Blog
Faixas deste CD
01 - Concerto n° 1 in D Major - Spring - Allegro
02 - Concerto n° 1 in D Major - Spring - Largo
03 - Concerto n° 1 in D Major - Spring - Allegro
04 - Concerto n° 2 in G Minor - Summer - Allegro non molto
05 - Concerto n° 2 in G Minor - Summer - Adagio - Presto - Adagio
06 - Concerto n° 2 in G Minor - Summer - Presto
07 - Concerto n° 3 in F Major - Autumn - Allegro
08 - Concerto n° 3 in F Major - Autumn - Adagio molto
09 - Concerto n° 3 in F Major - Autumn - Allegro
10 - Concerto n° 4 in F Minor - Winter - Allegro non molto
11 - Concerto n° 4 in F Minor - Winter - Largo
12 - Concerto n° 4 in F Minor - Winter - Allegro

25/01/2010

Julian Beever

Julian Beever é um artista inglês de Chalk art (Arte com giz) que cria desenho tridimensionais utilizando giz como material. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo.

Ele trabalha para várias empresas como freelancer, criando murais em campanhas promocionais. Frequentemente é chamado de Pavement Picasso.

Os desenhos são minuciosamente projetados, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra.

René Magritte

Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de Novembro de 1898, filho caçula de Léopold Magritte. Em 1912, sua mãe cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre. Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi retirado das águas do rio.

Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922.

Trabalhou em uma fábrica de papel de Parede, e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura sua principal atividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte.

René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico.

Magritte tinha espírito travesso, e, em A queda, seus bizarros homens de chapéu-coco despencam do céu absolutamente serenos, expressando algo da vida como conhecemos. Sua arte, pintada com tal nitidez que parece muitíssimo realista, caracteriza o amor surrealista aos paradoxos visuais: embora as coisas possam dar a impressão de serem normais, existem anomalias por toda a parte: A Queda tem uma estranha exatidão, e o surrealismo atrai justamente porque explora nossa compreensão oculta da esquisitice terrena.
Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp.
Quando a Galerie la Centaure fechou e seu contrato encerrou, Magritte retornou a Bruxelas. Permaneceu na cidade mesmo durante a ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial.

eu trabalho foi exposto em 1936 na cidade de Nova York, Estados Unidos, e em mais duas exposições retrospectivas nessa mesma cidade, uma no Museu de Arte Moderna, em 1965, e outra no Metropolitan Museum of Art, em 1992.

Magritte morreu de câncer e foi enterrado no Cemitério Schaarbeek, em Bruxelas.

Obras:
A invenção da vida
Data: 1928
Técnica: Óleo sobre tela
Dias gigantescos
Data: 1928
Técnica: Óleo sobre tela

Ligações perigosas
Data: 1926
Técnica: Óleo sobre tela


Vincent van Gogh

Paisagem da Colheita
Data: Junho de 1888
Técnica: Óleo sobre tela


Pescando na primavera, Ponte de Clichy
Data: 1887
Técnica: Óleo sobre tela
Terraço do Café "La Guinguuette"
Data: 1886
Técnica: Óleo sobre tela

24/01/2010

Richard Strauss


Richard Georg Strauss (Munique, 11 de junho de 1864 - Garmisch-Partenkirchen, 8 de setembro de 1949) foi um compositor e maestro alemão. Ele é considerado um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e o início da Idade Moderna.

O seu pai, Franz Strauss, era primeiro trompista da orquestra da Ópera de Munique, tendo participado da estréia de Tristão e Isolda e Die Meistersinger, sendo muito elogiado pelo próprio Wagner, que gostava de ouvi-lo tocar solos das partes de trompa de suas óperas e pediu-lhe que revisasse as partes desse instrumento na partitura de Siegfried. Ainda criança, Strauss estudou violino e harpa com membros dessa mesma orquestra, e antes de completar dez anos, já havia escrito uma serenata para instrumentos de sopro.

Em 1885 Richard Strauss tornou-se assistente do célebre regente Hans von Bülow em Meiningen e, um mês mais tarde, tornou-se regente titular daquela orquestra. Foi também diretor da Ópera de Weimar (1886), Berlim (1898), e Viena (1919-1924).

Em 1894 ele foi convidado por Cosima Wagner a reger Tannhäuser em Bayreuth, tornando-se amigo da viúva de Wagner.

Entre 1886 e 1898 Richard Strauss assombrou o mundo com uma série de poemas sinfônicos e sinfonias. Em 1893 ele se casou com a soprano Pauline de Ahna, a primeira a cantar o papel de Freihild em sua primeira ópera, Guntram. Mas quando ele conheceu o poeta Hugo von Hofmannsthal por volta de 1909, uma nova fase se abriu na produção musical de Richard Strauss, dedicada principalmente à ópera.

Origem: Wikipédia



Tracklisting

1. Richard Strauss Festmusik der Stadt Wien Op 133
2. Richard Strauss Feierlicher Einzug
3. Richard Strauss Fanfare fur die Wiener Philharmoniker Op 109
4. Richard Strauss Fanfare zur Eroffnung der Musikwoche der Stadt Wien im September 1924 Op 110
5. Richard Strauss Parade-Marsch des Reigements Konigs-Jager zu Pferde No 1 Op 97 arr Lake
6. Richard Strauss Parade-Marsch fur Kavallerie Op 98
7. Ruchard Wagner Siegfried Idyll Arr James Davies
8. Richard Wagner Entry of the Gods into Valhalla Arr Howard Snell

Download aqui

21/01/2010

André Rieu

André Rieu (Maastricht, Países Baixos, 1º de outubro de 1949) é um violinista e regente holandês.

André Rieu nasceu no dia 01 de outubro de 1949, na cidade de Maastricht (Holanda), começando sua aprendizagem musical co cinco anos, e já mostrando um potencial superlativo na pratica deste instrumento. No ano de 1967 continua sua formação profissional no Conservatório de Música de Maastricht até o ano de 1973, seguindo-se a Bruxelas entre 1974 a 1977. Após concluir seus estudos, conquista o lugar de primeiro violino da orquestra sinfônica de Limburgo, onde permanece até 1987, quando decide formar sua própria orquestra, a qual deu o nome de Johann Strauss Orchestra. O sucesso é imediato, e suas apresentações se distinguem em várias cidades européias, principalmente na Alemanha, Bélgica e Holanda. A gravação de discos é conseqüência lógica e André realiza a proeza de devolver á sua terra natal o gosto da valsa, a seguir outros países da Europa e por fim, em quase todos os países do ocidente.

Origem: Wikipédia


Disk 1
1. André Rieu - Waltz No.2 Arr. André Rieu
2. André Rieu - An Der Schönen Blauen Donau
3. André Rieu - Radetzky Marsch
4. André Rieu - Ouvertüre "Wilhelm Tell"
5. André Rieu - Valse De L'empereur
6. André Rieu - Rosen Aus Dem Süden Opus 388
7. André Rieu Orchester - Concierto De Aranjuez
8. André Rieu & His Johann Strauss Orchestra - Boléro
9. André Rieu - Barcarole
10. André Rieu - Solveig's Lied
11. The Coriovallum Pipeband - Amazing Grace
12. André Rieu - Guten Abend, Gut Nacht

Disk 2
1. André Rieu & His Johann Strauss Orchestra - Romeo & Juliet: Aimer
2. André Rieu - My Heart Will Go On
3. André Rieu - My Way
4. Harlem Gospel Choir - Oh Happy Day
5. André Rieu - A Whiter Shade Of Pale
6. André Rieu - Der Pate The Godfather
7. André Rieu - Les Parapluies De Cherbourg I Will Wait For You
8. André Rieu - Valse No. 2
9. André Rieu - Mon Amant De Saint-Jean
10. André Rieu - The White Horse Inn
11. André Rieu - Tara's Theme
12. André Rieu - Some Day My Prince Will Come
13. André Rieu - Somewhere Over The Rainbow
14. André Rieu - What A Wonderful World

Download CD 1 Aqui
Download CD 2 Aqui

20/01/2010

Angela Gheorghiu - Mysterium (sacred arias)

Angela Gheorghiu (Adjud, Romênia, 7 de setembro de 1965) é uma das mais famosas sopranos da atualidade. Com o marido, o tenor Roberto Alagna, ela forma um dos mais célebres casais da ópera contemporânea.

Origem: Wikipédia

01. Tatal nostru (Our Father)
Composed by Anton Pann
02. Priveghiati si va rugati
Composed by Gheorghe Popescu
03. Stihuri din Catavasiile intampinarii Domnului
Composed by Gheorghe Cucu
04. Iubi-Te-voi, Doamne
Composed by Evghenie Humulescu
05. Cantique de Noel for voice & orchestra, "O Holy Night"
Composed by Adolphe Adam
06. Wiegenlied ("Schlafe, schlafe, holder süsser Knabe"), song for voice & piano ("Mille Cherubini in Coro"), D. 498 (Op. 98/2)
Composed by Franz Schubert
07. Requiem, for 2 solo voices, chorus, organ & orchestra, Op. 48 Pie Jesu
Composed by Gabriel Faure
08. Wiegenlied ("Guten Abend, gut Nacht"), song for voice & piano, Op. 49/4
Composed by Johannes Brahms
09. Auf Flügeln des Gesanges (On Wings of Song), song for voice & piano, Op. 34/2
Composed by Felix Mendelssohn
10. Salve del ciel regina, for soprano & harmonium
Composed by Giacomo Puccini
11. Ave Maria, for voice & orchestra (adapted from Intermezzo of "Cavalleria Rusticana")
Composed by Pietro Mascagni
12. Pietà, Signore! for voice & piano (or orchestra)
Composed by Louis Niedermeyer
13. Magnificat, for 5 voices, 5-part chorus, orchestra & continuo in D major, BWV 243 (BC E14) Quia respexit
Composed by Johann Sebastian Bach
14. Ellens Gesang III ("Ave Maria"), song for voice & piano, D. 839 (Op. 52/6)
Composed by Franz Schubert
15. O Come, All Ye Faithful (Adeste fidelis)
Composed by John Francis Wade

Download aqui

15/01/2010

200 anos do nascimento de Frédéric Chopin em 2010

Frédéric Chopin (1810-1849)

Fréderic Chopin nasceu a 1 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola, na região de Varsóvia, tendo sido considerado um menino prodígio. Morreu aos 39 anos devido a uma fibrose quística.
Frédéric Chopin (1810-1849) foi um compositor polonês do período romântico (talvez o ícone desta fase), um gênio, sendo considerado um dos maiores compositores para piano de todos os tempos. Era filho de mãe polonesa e pai francês. Em uma escola que frequentou em Varsóvia já impressionava os professores por sua habilidade para fazer retratos e escrever cartas. Mas o dom era mesmo para música, tendo aos 7 anos já composto duas " polonesas" e sendo considerado um segundo Mozart naquela cidade. Aos 20 anos já dava concertos em Viena e no leste europeu, mudando-se posteriormente para Paris, onde fez carreira como intérprete, professor e compositor .
Lá teve contato com personalidades artísticas da época, como o pintor Eugène Delacroix (que fez retratos seus), o compositor Franz Liszt (que terminou de compor um de seus noturnos após a sua morte), fez amizade com outros compositores renomados como Berlioz, Mendelssohn, Bellini e Schumman (este último o considerava um gênio)

DOWNLOAD
01 Piano Concerto No. 1
02 Revolution Etude No 12
03 Waltz No. 6
04 Impromptu No. 1
05 Waltz No 1
06 'Heroic' Polonaise No. 6
07 Scherzo No. 2
08 Etude No 19
09 Nocturne No. 2
10 Nocturne No. 8
11 Etude No. 13

Download aqui:
http://www.megaupload.com/?d=JZONYEJI

200 anos do nascimento de Frédéric Chopin em 2010



[Op. 9 no. 1] Nocturne in B flat minor - Larghetto
[Op. 9 no. 3] Nocturne in B major - Allegretto
[Op. 15 no. 1] Nocturne in F major - Andante cantabile
[Op. 15 no. 2] Nocturne in F sharp major - Larghetto
[Op. 15 no. 3] Nocturne in G minor - Lento
[Op. 27 no. 1] Nocturne in C sharp minor - Larghetto
[Op. 27 no. 2] Nocturne in D flat major - Lento sostenuto
[Op. 32 no. 1] Nocturne in B major - Andante sostenuto
[Op. 32 no. 2] Nocturne in A flat major - Lento
[Op. 37 no. 1] Nocturne in G minor - Andante sostenuto
[Op. 37 no. 2] Nocturne in G major - Andantino
[Op. 48 no. 1] Nocturne in C minor - Lento
[Op. 48 no. 2] Nocturne in F sharp minor - Andantino
[Op. 55 no. 1] Nocturne in F minor - Andante
[Op. 55 no. 2] Nocturne in E flat major - Lento sostenuto
[Op. 62 no. 1] Nocturne in B major - Andanteo
[Op. 62 no. 2] Nocturne in E major - Lento
[Op. post. 72] Nocturne in E minor - Andante


Saiba mais sobre CHOPIN neste site: