Pesquisar este blog

25/07/2010

Alessandro Scarlatti

Alessandro Scarlatti foi um compositor do barroco italiano (n. Palermo, 2 de Maio de 1660 - f. Nápoles, 24 de Outubro de 1725). Foi um dos precursores da ópera italiana e é considerado o pai da escola napolitana de ópera, obtendo grande sucesso com obras como A Rosaura,Telémaco e Griselda. Além das óperas, Alessandro Scarlatti também ficou famosos por suas cantatas de câmara. Foi pai de dois outros compositores: Domenico Scarlatti e Pietro Filippo Scarlatti.

Embora as suas óperas fossem dotadas de um alto nível musical e tivessem influenciado compositores de outros países, não tinham maior interesse do ponto de vista da ação dramática; continham aberturas, chamadas sinfonias, que geralmente consistiam em três movimentos: um rápido, um lento e outro rápido. Essa forma tornou-se de grande importância na criação posterior da sinfonia clássica para orquestra.

Alessandro Scarlatti foi um compositor de extraordinário talento criativo. A sua obra compreende nada menos que 115 óperas, 150 oratórios e mais de 500 cantatas, além de composições instrumentais. Quando jovem, viveu em Roma como músico da corte da rainha Cristina da Suécia. Residiu em Veneza e em Urbino e mais tarde mudou-se para Nápoles.

A música de Scarlatti forma um importante elo entre a música vocal do início do Barroco italiano do século XVII, centrada em Florença, Veneza eRoma, e a escola clássica do século XVIII, que culmina em Haydn e Mozart.


Dorothea Röschmann , sop.
Lawrence Zazzo , c-ten.
Veronica Cangemi , sop.
Bernarda Fink , mez.sop.
Silvia Tro Santafé , mez.sop.
Kobie van Rensburg , ten.
Akademie für Alte Musik Berlin
René Jacobs , dir.

Download aqui

Gregorio Allegri

Gregorio Allegri (158217 de Fevereiro de 1652) foi um compositor italiano e padre da Escola romana de compositores. Viveu principalmente em Roma, onde também morreu. Embora tenha composto e publicado uma profusão de obras sacras, Allegri é lembrado sobretudo por seu Miserere, elaborado moteto sacro cantado até 1870 pelo coro papal durante a Semana Santa. Mesmo com os detalhes da obra sendo mantidos em sigilo absoluto, dizem que Mozart, com apenas quatorze anos, reproduziu-a de memória após ouvi-la somente uma vez.

A posição de Allegri como cantor e maestro di cappella do coro papal foi o auge de uma carreira iniciada como menino de coro aos nove anos de idade. Começou seus estudos em composição com G.M. Nanino, maestro di cappella em San Luigi dei Francesi, em Roma. Depois de trabalhar em catedrais em Fermo e Tivoli, voltou a Roma, acabando por se juntar ao coro papal. A música que escreveu para a Capela Sistina, ao contrário de suas obras anteriores, era fora de moda para a época, seguindo o stile antico de Giovanni Pierluigi da Palestrina, mas, como as deste último, rica em sutileza e nitidez estilística. Allegri também publicou oito livros de motetos sacros num estilo mais moderno entre 1618 e 1639, destinados a consumo amplo.

Entre as obras mais famosas de Allegri está Miserere Mei Deus.

Miserere de Gregorio Allegri y Missa Papae Marcelli de Palestrina

01. Miserere mei Deus (Psalm 51), motet for chorus
Composed by Gregorio Allegri
with Tallis Scholars
02. Vox Patris Caelestis, for 6 voices
Composed by William Mundy
with Tallis Scholars
Missa Papae Marcelli, for 6 voices
Composed by Giovanni Pierluigi da Palestrina
with Tallis Scholars
03. Kyrie
04. Gloria
05. Credo
06. Sanctus & Benedictus
07. Agnus Dei I & II

BAROQUE HORN CONCERTOS - TUCKWELL, BROWN, ASMF

Composer(s): Johann Gottlieb Graun, Johann Joachim Quantz, Johann Georg Röllig, Knechtl, Karl Mathias Reinhardt
Artist(s): Barry Tuckwell (French Horn)
Conductor: Iona Brown
Orchestra/Ensemble: Academy of St. Martin in the Fields
Label:
Decca 417406
Format: CD (1 Disc)
Time: 1 Hour 1 Minute
SPARS Code: DDD
Download aqui

14/07/2010

Organ Landscape Jerusalem - Elisabeth Roloff


01. Van Noordt - Psalm 24 06:51
02. Ben-Haim - Prelude for Organ 04:35
03. Blarr - Schaallu Schlom Yerushalajim - Rundgang 06:40
04. Titelouze - Urbs Jerusalem, Verset I,II,III 08:35
05. Salomon - Fanfare/The Hands of the Poor 02:30
06. Weinberger - Dedications, 5 Preludes for Organ 12:34
07. Dupre - Ave Maris Stella IV (Finale), Op.18,9 02:26
08. Tal - Salva Venia 15:10
09. Alexander - De Profundis 04:17
10. Mendelssohn - Sonate Nr.3 A-Dur 11:39
11. Reger - Jerusalem, du hochgebaute Stadt, Op.135a 03:01

Performer: Elisabeth Roloff



password: mdgg

Yo-Yo Ma

Yo-Yo Ma realizou essa nova gravação das suítes para celo inspirada por Bach juntamente com um selecionado grupo de artistas. Nesse album, Ma desvenda a paixão e a raizes da gloriosa e universal música de Bach.

Faixas:
01 - Prelude
02 - Allemande
03 - Courante
04 - Sarabande
05 - Minuett I - II
06 - Gigue

Download aqui: