Pesquisar este blog

23/06/2011

Ruggero Leoncavallo

Ruggero (Ruggiero) Leoncavallo (Nápoles, 23 de abril de 1857Montecatini Terme, 9 de agosto de 1919) foi um compositor de óperas italiano.

A sua ópera "I Pagliacci", com os personagens Canio, Tonio, Peppe, e Silvio, continua uma das mais populares obras do repertório de ópera.

Filho de um magistrado policial, Leoncavallo nasceu em Nápoles em 23 de abril de 1857 e estudou no Conservatório San Pietro a Majella. (A data 8 de março 1857 ou 1858, está incorreta.). Depois de alguns anos de estudo, e ineficazes tentativas de obter a produção de mais de uma ópera, ele viu o enorme sucesso deMascagni em Cavalleria rusticana em 1890, e não desperdiçou tempo na elaboração do seu próprio verismo, Pagliacci (segundo Leoncavallo, o enredo deste trabalho teve origem na vida real: um julgamento sobre assassinato a que seu pai tinha presidido).

Pagliacci foi realizada em Milão em 1892 com sucesso imediato, hoje, é o único trabalho de Leoncavallo no repertório padrão de ópera.. A sua mais famosa ária Vesti la giubba, "Ligado com a manta de retalhos") foi gravada por Enrico Caruso e foi o primeiro registo do mundo a vender um milhão de cópias.(origem Wikipedia)

Andrea Bocelli
Ana Maria Martinez
Stefano Antonucci
Francesco Piccoli
Roberto Accurso

Steven Mercurio
Orchestra e Coro del Teatro Massimo Bellini di Catania

Download:

CD

16/06/2011

Nabucco--G.Verdi

Nabucco é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera, escrita em 1842. A ação da ópera conta a história do reiNabucodonosor da Babilônia. Foi escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália e, por meio da várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. O Coro dos Escravos Hebreus, no terceiro ato da ópera (Va, pensiero, sull'ali dorate, "Vai, pensamento, sobre asas douradas") tornou-se uma música-símbolo do nacionalismo italiano da época.(Origem Wikipedia)
Giuseppe Verdi
NABUCCO

Nabucco ~ Piero Cappuccilli
Ismaele ~ Placido Domingo
Zaccaria ~ Evgeny Nesterenko
Abigaille ~ Ghena Dimitrova
Fenena ~ Lucia Valentini Terrani
Anna ~ Lucia Popp
Il Gran Sacerdote ~ Kurt Rydl
Abdallo ~ Volker Horn

Chor und Orchester der Deutschen Oper Berlin
Conductor Giuseppe Sinopol
Download Aqui
CD1
CD2

13/06/2011

Vivaldi- La Fida Ninfa

La fida ninfa (RV 714) é uma ópera em três atos composta pelo veneziano Antonio Vivaldi (1678-1741) a partir de libreto de Francesco Scipione Maffei (1675-1755). Sua estreia se deu em 6 de janeiro de 1732 por ocasião da inauguração do Nuovo Teatro Filarmonico di Verona. Uma característica interessante e incomum desta ópera é a variedade de conjuntos vocais (ensembles), quebrando a monotonia da simples alternância entre recitativos e árias da capo. A ópera havia sido encomendada em 1729 e foi concluída com extrema rapidez no ano seguinte. Alguns críticos consideram que essa rapidez comprometeu a qualidade da obra em diversos trechos. Apesar disso, a estreia foi seguindamente adiada, segundo crônicas da época, devido a uma grande concentração de tropas germânicas na região, o que fez com que as autoridades da República de Veneza adiassem a inauguração solene do novo teatro de Verona até que a situação se normalizasse. Uma gravação recente foi feita em 2009 pela Opus 111 - Naïve na série The Vivaldi Collection. O conjunto Ensemble Matheus é regido por Jean-Christophe Spinosi.(origem Wikipedia)
Antonio Vivaldi (1678 - 1741)
La Fida Ninfa RV714
Dramma per musica in tre atti
Libretto: Francesco Scipione Maffei
Teatro della Accademia Filarmonica
Verona 1732

Sandrine Piau - Licori - soprano
Verónica Cangemi - Morasto - soprano
Philippe Jaroussky - Osmino - contratenor
Marie-Nicole Lemieux - Elpina - contralto
Topi Lehtipuu - Narete - tenor
Sara Mingardo - Giunone - contralto
Lorenzo Regazzo - Oralto - baixo
Christian Senn - Eolo - baixo-barítono

Ensemble Matheus
Diretor: Jean-Christophe Spinosi
Download: (MP3)

09/06/2011

Giorgio Tozzi

Giorgio Tozzi (08 de janeiro de 1923 - 30 de maio de 2011) foi durante muitos anos um dos principais bass com o Metropolitan Opera , assim como papéis principais em quase todos os principais ópera mundial.

Tozzi nasceu George John Tozzi em Chicago, Illinois. Ele estudou na Universidade DePaul com Rosa Raisa , Rimini e Giacomo Daggett John Howell, fazendo sua estréia profissional na produção da Broadway de Britten 's The Rape of Lucretia em 1948 como Tarquinius . Sua assinatura papéis incluídos no Figaro de Mozart 's As Bodas de Fígaro , Filipe II de Verdi é Don Carlo , Hans Sachs emWagner é Die Meistersinger von Nürnberg , e Mefistófeles em Gounod 's Fausto .

Em 1957 ele interpretou o papel-título em uma transmissão nacional de desempenho de Modest Mussorgsky 's Boris Godunov com a NBC Teatro Ópera . Em 1958, criou o papel do médico emBarber 's Vanessa .

Tozzi morreu em 30 de maio de 2011, em Bloomington, Indiana , aos 88 anos. De acordo com o seu filho, a causa foi um ataque cardíaco. (Origem Wikipedia)

03/06/2011

Saint-Saens, Camille - Samson et Dalila

Samson et Dalila ("Sansão e Dalila" em francês) é uma ópera em três atos do compositor francês Camille Saint-Saëns, com libreto deFerdinand Lemaire, baseado nos capítulos 13 a 16 do Livro dos Juízes da Bíblia. Estreou a 2 de dezembro de 1877 no Hoftheater deWeimar, na Alemanha.(Origem Wikipedia)
É a história de um homem que foi forte o suficiente para derrotar os inimigos de Israel, os filisteus, mas não o suficiente para resistir à malícia de uma mulher.
Samson..................Mario Del Monaco
Dalila.....................Risë Stevens
High Priest..............Martial Singher
Abimélech...............Norman Scott
Old Hebrew.............Giorgio Tozzi
Philistine................Gabor Carelli
Philistine................Osie Hawkins
Messenger...............Robert Nagy
Dance....................Hubert Farrington
Dance....................Edith Jerell

Metropolitan Opera House Orchestra
and Chorus, Fausto Cleva – conductor
(New York, 12 April 1958 - Live)

Download Aqui


Jessye Norman

Jessye Mae Norman (Augusta, Geórgia, 15 de setembro de 1945) é uma soprano estadunidense, ganhadora quatro vezes do Grammy. Norman é uma das mais admiradas cantoras contemporâneas. É uma soprano dramática verdadeira, associada particularmente aos papéis das óperas de Verdi e Beethoven. É muito conhecida pela suas qualidades emocionais expressivas e seu um estilo intelectual formidável.(Origem Wikipedia)

Jessye Norman - Sacred Songs

01. Messe solennelle de Ste. Cécile - Sanctus
02. Ave Maria
03. Panis Angelicus
04. Repentir (O Divine Redeemer)
05. The Holy City
06. Amazing Grace
07. Greensleeves
08. Let Us Break Bread Together
09. I Wonder As I Wander
10. Sweet Little Jesus Boy
11. Gesù Bambino