Johann Sebastian Bach (1685-1741)


Suíte: Gênero surgido no século 16, é uma peça feita de conjunto de danças, com a alternância das rápidas e das lentas. Hoje, a suíte designa também uma seleção orquestral de trechos de uma ópera ou de um balé.
Johann Sebastian Bach (1685-1741)


Filho de trompetista, nasceu em Einsenach, na Alemanha. Aos 11 anos, perdeu os pais e foi viver com o irmão mais velho, Johann Christoph, que foi também seu primeiro instrutor musical.
Aos 18 anos, foi admitido como criado e violinista da capela privada de Johann Ernst da Saxônia, um dos duques da cidade de Weimar. Nessa época, começaram a aparecer suas primeiras composições.
A obra de Bach, embora seja a expressão máxima do barroco, ultrapassou em muito as fronteiras dessa estética, podendo ser vista também como uma ponte entre o passado e o presente, pois sintetiza várias tendências antigas, além de apontar caminhos para o futuro.
0 legado de Bach - o maior e talvez mais importante monumento da música ocidental ilumina, pela força de sua expressividade, um número cada vez maior de pessoas. Mais de dois séculos após sua morte, a produção desse autor, mesmo nos tendo chegado fragmentada, exerceu poderosa influência sobre grande parte da música posterior.
Apesar de todo o rigor, toda a precisão e complexidade, a obra de Bach não requer conhecimento musical ou ouvidos treinados para ser apreciada. Basta ter o coração aberto para admirar esse grande mestre.


Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185