Pesquisar este blog

02/11/2009

Erik Alfred Leslie Satie

Eric Alfred Leslie Satie, compositor e pianista francês, nasceu em 17 de Maio de 1866 no distrito de Pont-l’Evêque, em Honfleur, na região da Normandia, França. Em Honfleur aprendeu piano com Gustave Vinot, discípulo de Niedermeyer e organista da igreja de Sainte-Catherine.

Teve dois irmãos mais novos, Olga e Conrad. Sua mãe, Jane Leslie Aston, era escocesa e morreu quando ele tinha 7 anos. Seu pai, Jules Alfred Satie, francês, foi morar em Paris e Erik foi criado por seu tio boêmio Adrien Satie.

Mudou-se para a capital francesa em 1878 e com 14 anos ingressou no Conservatório de Paris, onde foi depreciado pelos professores, sendo considerado medíocre, preguiçoso, imprestável e sem o menor senso de ridículo. Foi morar em um pequeno quarto na Rue Cortot 6, em Montmartre. Tornou-se pianista no Chat Noir (onde se apresentou ao gerente como sendo “gymnopedista”) e Auberge du Clou onde conheceu Debussy. O título “Gymnopédie” é tido como derivado do antigo festival grego Gymnopaedia, dedicado ao deus Apollo, onde jovens nus dançavam ao som da música de flauta e lira..

Foi o inventor da música ambiente, que ele chamava de musique d’ameublement. A música sendo usada como uma mobília, para preencher o ambiente. Segundo ele, era uma música que fizesse parte dos ruídos naturais e os levasse em conta, sem se impor, que tomasse conta dos estranhos silêncios que ocasionalmente caíam sobre os convidados, e que neutralizasse os ruídos da rua. Mas sua música não funcionava porque as pessoas insistiam em ficar quietas prestando atenção à sua performance. Daí ele gritou nervoso: “Falem alguma coisa! Mexam-se! Não fiquem aí parados só escutando!”. Na época sua idéia pareceu uma piada.

Após anos de bebedeira, morreu de cirrose em 1 de Julho de 1925. Em seu quarto acharam, atrás de seu velho piano, uma música que acreditavam perdida, que ele tinha escrito uns 26 anos antes, chamada Jack-in-the-box.




Download:


Great recordings of the century : Erik satie (1866-1925)

Tracklist :
Trois Gymnopédies
Six Gnossiennes
Croquis et agaceries d´un gros bonhomme en bois
Embryons desséchés
Sonatine bureaucratique
Avant-dernières pensées
Véritables préludes flasques (pour un chien)
Cinq Nocturnes
Trois Morceaux en forme de poire
La Belle excentrique
Download Album :

Download (Rapidshare)


Nenhum comentário:

Postar um comentário