Pesquisar este blog

24/01/2010

Richard Strauss


Richard Georg Strauss (Munique, 11 de junho de 1864 - Garmisch-Partenkirchen, 8 de setembro de 1949) foi um compositor e maestro alemão. Ele é considerado um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e o início da Idade Moderna.

O seu pai, Franz Strauss, era primeiro trompista da orquestra da Ópera de Munique, tendo participado da estréia de Tristão e Isolda e Die Meistersinger, sendo muito elogiado pelo próprio Wagner, que gostava de ouvi-lo tocar solos das partes de trompa de suas óperas e pediu-lhe que revisasse as partes desse instrumento na partitura de Siegfried. Ainda criança, Strauss estudou violino e harpa com membros dessa mesma orquestra, e antes de completar dez anos, já havia escrito uma serenata para instrumentos de sopro.

Em 1885 Richard Strauss tornou-se assistente do célebre regente Hans von Bülow em Meiningen e, um mês mais tarde, tornou-se regente titular daquela orquestra. Foi também diretor da Ópera de Weimar (1886), Berlim (1898), e Viena (1919-1924).

Em 1894 ele foi convidado por Cosima Wagner a reger Tannhäuser em Bayreuth, tornando-se amigo da viúva de Wagner.

Entre 1886 e 1898 Richard Strauss assombrou o mundo com uma série de poemas sinfônicos e sinfonias. Em 1893 ele se casou com a soprano Pauline de Ahna, a primeira a cantar o papel de Freihild em sua primeira ópera, Guntram. Mas quando ele conheceu o poeta Hugo von Hofmannsthal por volta de 1909, uma nova fase se abriu na produção musical de Richard Strauss, dedicada principalmente à ópera.

Origem: Wikipédia



Tracklisting

1. Richard Strauss Festmusik der Stadt Wien Op 133
2. Richard Strauss Feierlicher Einzug
3. Richard Strauss Fanfare fur die Wiener Philharmoniker Op 109
4. Richard Strauss Fanfare zur Eroffnung der Musikwoche der Stadt Wien im September 1924 Op 110
5. Richard Strauss Parade-Marsch des Reigements Konigs-Jager zu Pferde No 1 Op 97 arr Lake
6. Richard Strauss Parade-Marsch fur Kavallerie Op 98
7. Ruchard Wagner Siegfried Idyll Arr James Davies
8. Richard Wagner Entry of the Gods into Valhalla Arr Howard Snell

Download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário