Chiquinha Gonzaga


Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, Rio de Janeiro (cidade)Rio de Janeiro,17 de outubro de 1847 — Rio de Janeiro (cidade)Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) foi uma compositora, pianon,pianista e regente brasileira.

Foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. No Passeio Público, há uma herma em sua homenagem, obra do escultor Honório Peçanha.

Filha de José Basileu Gonzaga, um general do exército brasileiro e da sua amante, uma mulata muito humilde, chamada Rosa Maria Neves de Lima. Por mais que fosse fruto de um caso extra-conjugal, o que provocou escândalo na família de seu pai, ele nunca deixou de tratá-la como filha e sempre lhe deu uma vida digna, com muito estudo, principalmente. Chiquinha vivia numa casa humilde só com sua mãe, seu pai ia vê-la de vez em quando, mas não era mais amante de sua mãe. Chiquinha Gonzaga foi educada numa família de pretensões aristocráticas (seu padrinho era o Luís Alves de Lima e Silva,duque de Caxias). Ela conviveu bastante com a rígida família do seu pai. Fez seus estudos normais com o Cônego Trindade, um dos melhores professores da época, e musicais com o Maestro Lobo, um fenômeno da música. Desde cedo, frequentava rodas de lundu, umbigada e outras músicas populares típicas dos escravos, já que era bisneta de escravos, pois sua mãe era neta deles. Sua mãe a incentivava a conhecer a cultura do povo africano, que era seu povo materno.

Download CD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185