Ernesto Nazareth

Ernesto Júlio de Nazareth (Rio de Janeiro, 20 de março de 1863Jacarepaguá, 1º de Fevereiro de 1934) foi um pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do "tango brasileiro" ou, simplesmente, choro.

"Seu jogo fluido, desconcertante e triste ajudou-me a compreender melhor a alma brasileira", disse o compositor francês Darius Milhaud sobre Ernesto Nazareth, carioca que fixou o "tango brasileiro" e outros gêneros musicais do Rio de Janeiro de seu tempo.

Estudou música com os professores Eduardo Madeira e Lucien Lambert. Intérprete constante de suas próprias composições, apresentava-se como "pianista em salas de cinema, bailes, reuniões e cerimônias sociais. De 1910 a 1913, e de 1917 a 1918, trabalhou na sala de espera do antigo Cinema Odeon (anterior ao da Cinelândia), onde muitas personalidades ilustres iam àquele estabelecimento apenas para ouvi-lo.

Deixou-nos 211 peças completas para piano. E suas obras mais conhecidas são: "Apanhei-te, cavaquinho!…", "Ameno Resedá" (polcas), "Confidências", "Coração que sente", "Expansiva", "Turbilhão de beijos" (valsas), "Bambino", "Brejeiro", "Odeon" e "Duvidoso" (tangos brasileiros).

Wikipedia

1-1 Fon-Fon – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:18)

1-2 Confidências – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (6:13)

1-3 Retumbante – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (3:04)

1-4 Faceira – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (5:47)

1-5 Turuna – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (4:59)

1-6 Ameno Resedá – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:33)

1-7 Batuque – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (4:36)

1-8 Coração Que Sente – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (5:37)

1-9 Duvidoso – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:48)

1-10 Turbilhão De Beijos – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (6:28)

1-11 Labirinto – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (3:03)

1-12 Apanhei-Te Cavaquinho – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:07)

Download


2-1 Famoso – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (3:31)

2-2 Fidalga – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (6:49)

2-3 Floraux – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (3:59)

2-4 Nenê – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:29)

2-5 Mercedes – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (4:36)

2-6 Odeon – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (3:03)

2-7 Brejeiro – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:10)

2-8 Eponina – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (6:30)

2-9 Escovado – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:51)

2-10 Pássaros Em Festa – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (6:02)

2-11 Sarambeque – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:50)

2-12 Vem Cá, Branquinha – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (2:12)

2-13 Você Nem Sabe – Arthur Moreira Lima – (Ernesto Nazareth) (1:56)

CD2

Comentários

  1. Gentilissima Salua,
    Hoje visitei as páginas de seu blog e - como uma consequência desse – eu faço um elogio respeito as coisas interessantes que você listou.
    Como um fã de música clássica (eu sou apenas um músico “amateur”), tive a agradável surpresa de encontrar listados muitos discos que eu possuo no meu arquivo. Para mim, parece uma boa surpresa e uma coincidência agradável!.
    Mas - eu tenho que esclarecer - eu vim no seu blog à procura de um disco de Ernesto Nazareth, na minha opinião orgulho da música do Brasil (junto a Pixinguinha e João Pernambuco, da que eu tenho as obras completas).
    Deleitas meus melhores votos de um bom trabalho.
    Pasquale

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185