Carl Philipp Emanuel Bach - Hamburgische Festmusiken

Carl Philipp Emanuel Bach (Weimar, 8 de Março de 171414 de Dezembro de 1788) foi um músico e compositor alemão, segundo filho de Johann Sebastian Bach e Maria Barbara Bach. É considerado o fundador e precursor do estilo clássico na música erudita.

Quando tinha dez anos de idade, ingressou na Escola de São Tomás em Leipzig, onde seu pai em 1723 havia tornado-se cantor, e continuou sua educação como estudante de Jurisprudência nas universidades de Leipzig (1731) e Frankfurt an der Oder (1735. Em 1738 graduou-se, mas logo decidiu abandonar tal caminho profissional, determinado a passar a devotar-se completamente a música.

Alguns meses depois conseguiu um emprego a serviço do príncipe herdeiro da Prússia, e com sua subida ao trono em 1740, tornou-se membro da casa real. Ele era nesta época um dos mais habilidosos e reconhecidos tocador de instrumentos de teclas da Europa, e suas composições, que datam de 1731, incluíam cerca de trinta sonatas e peças para este que era seu instrumento favorito.

Sua reputação foi estabelecida por duas séries de sonatas, que dedicara respectivamente à Frederico o Grande e para o grão-duque de Württemberg; em 1746 foi promovido ao posto de músico de câmara, e por vinte e dois anos dividiu com Carl Heinrich Graun, Johann Joachim Quantz e Johann Gottlieb Naumann o auxílio contínuo do rei.

Durante o período em que morou em Berlim, escreveu um bom conjunto do Magnificat, no qual aparecem mais traços do que de costume da influência de seu pai; uma Cantata de Páscoa; várias sinfonias; pelo menos três volumes de canções; e algumas cantatas seculares e outras peças ocasionais. Mas seu trabalho principal concentrou-se em cravos, para os quais ele compôs, em seu tempo, cerca de duzentas sonatas e outros solos, incluindo o conjunto Mit veränderten Reprisen (1760-1768). Enquanto isso ele tornou-se conhecido pelos críticos europeus pela sua Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen, uma obra sistemática e magistral que em meados de 1780 chegou à terceira edição, e que deu início à fundação dos métodos para Muzio Clementi e Cramer.

Em 1768, sucedeu Georg Philipp Telemann como Kapellmeister de Hamburgo, e em consequência de seu novo ofício passou a dedicar-se com mais atenção à música sacra. No ano seguinte ele produziu seuoratorio Die Israeliten in der Wüste, uma composição memorável não só por sua grande beleza mas também pela sua semelhança com o oratorio Elijah de Felix Mendelssohn. e entre 1769 e 1788 adicionou mais de vinte conjuntos da Paixão, e cerca de setenta cantatas,, litanias, motets e outras obras litúrcas. Ao mesmo tempo, sua capacidade genial para composição instrumental foi ainda mais estimulada pela carreira de Joseph Haydn. Ele morreu em Hamburgo em 14 de Dezembro de 1788.

Durante a segunda metade do Século XVIII, a reputação de C. P. E. Bach permaneceu muito alta. Wolfgang Amadeus Mozart disse a seu respeito, "Ele é o pai, nós somos os filhos". A maior parte dos treinos de Haydn derivaram-se de um estudo de sua obra. Ludwig van Beethoven expressou quanto ao seu jeito a mais cordial admiração e respeito. Esta posição deve-se principalmente graças as suas sonatas para cravo, que marcam uma época importante na história da forma musical.

O conteúdo de sua obra, apesar de repleta de criações, permanece de algum modo com um alcançe emocional estreito, mas não é menos sincero em pensamento do que polido e feliz em argumento. Foi provavelmente o primeiro compositor a fazer uso livro de harmonias como bem desejou desde o tempo de Lassus, Monteverdi, e Gesualdo, e também neste quesito ele faz parte do grupo dos mais importantes pioneiros da Primeira Escola Vienense. Seu nome caiu sobre um certo esquecimento durante o Século XIX, com Robert Schumann notoriamente opinando que "como um músico criativo ele permaneceu muito longe de seu pai"; em contraste, Johannes Brahms considerava muito a obra ode Emanuel Bach e interpretou algumas de suas composições. Atualmente, nenhum estudante de música pode deixar de conhecer a Sonaten für Kenner und Liebhaber de Emanuel Bach, assim como seus oratorios Die Israliten in der Wüste e Die Auferstehung und Himmelfahrt Jesu. Também seu Concerto para Flauta em Ré Menor têm sido atualmente interpretado pelos maiores flautistas do mundo, incluindo Jean-Pierre Rampal.

Origem: Wikipédia



34 tracks - MP3 192 Kbps - 2 RAR (66+53Mb)

Tracklist:

1 Leite Mich Nach Deinem Willen H 835 (Chorus)
2 Choro- Herr Gott Du Bist Unsere Zuflucht
3 Recitativo- Unwandelbarer
4 Aria- Unwandelbar Welch Ein Gedanke
5 Recitativo And Choro- Um Dich Ist Ewings Licht
6 Aria- Wenn Einst Vor Deinem Schelten
7 Choral- Du Bleibest Ewiglich
8 Recitativo- Ja Zage Nicht Dem Nahen Grab Entgegen
9 Aria- Schon Hor Ich Die Posaune Schallen
10 Choral- Springt Ihr Grabesfesseln Springt
11 Recitativo- Erhohter Menschensohn
12 Aria- Seht Gottes Klarheit Fullt Sein Haus
13 Accompagnato- Einst Traurtet Ihr
14 Aria- Zeige Dich Der Herde Blicke
15 Choral- Gott Der Du Deines Volks Gedenkest
16 Mein Heiland Meine Zuversicht H 830 (Chorus)
17 Choro- Der Herr Lebet Und Gelobet Sei Mein Hort
18 Recitativo- Von Deinen Wundern Rings Umgeben
19 Aria- Erhebe Dich In Lauter Jubelchoren
20 Recitativo- Allein - Was Warst Du
21 Aria- Umsonst Empore N Sich Die Spotter
22 Recitativo- Gesegnet Sei Uns Denn Der Mann
23 Aria- Ruhe Sanft Verklarter Lehrer
24 Recitativo And Choral- Dann Wollen Wir
25 Recitativo- Die Frohe Hoffnung Hemme Deine Klage
26 Choral- Es Danke Gott Und Lobe Dich
27 Aria- Dein Wort O Herr
28 Recitativo- Wer Dieses Helle Licht
29 Aria- Das Wort Des Hochsten Starkt
30 Choral- Herr Unser Hort
31 Recitativo And Accompagnato- Lab Uns Dies Wort
32 Aria- Nun So Tritt Mit Heiterm Sinn
33 Choral- Lob Ehr Und Presis Sei Gott
34 Amen Lob Und Preis Und Starke H 834 (Chorus)


Himlische Cantorey
Les Amis de Philippe
Ludger Remy


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185