Pesquisar este blog

24/06/2010

Gioachino Rossini - Il Barbiere di Siviglia

Gioachino Antonio Rossini (Pésaro, 29 de fevereiro de 1792Passy, Paris, 13 de novembro de 1868) foi um compositor erudito italiano, muito popular em seu tempo, que criou 39 óperas, assim como diversos trabalhos para música sacra e música de câmara. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Il barbiere di Siviglia ("O Barbeiro de Sevilha"), La Cenerentola ("A Cinderela") eGuillaume Tell ("Guilherme Tell").
Gioachino Antonio Rossini nasceu numa família de músicos em Pesaro, cidade na costa do mar Adriático, na Itália. Seu pai, Giuseppe, era um trompista e inspector de matadouros, e sua mãe, Anna Guidarini, era uma cantora, filha de um padeiro. Os pais de Rossini começaram cedo sua educação musical, e aos seis anos de idade ele já tocava o triângulo na banda de seu pai.

O pai de Rossini simpatizava com a Revolução Francesa, e deu as boas-vindas às tropas de Napoleão quando elas invadiram o norte da Itália. Isto tornou-se um problema quando os austríacos restauraram o antigo regime, em 1796. O pai de Rossini foi preso, e sua mãe o levou aBolonha, onde ela passou a ganhar a vida como cantora nos diversos teatros da região da Romanha, onde seu pai eventualmente pode juntar-se a eles. Durante todo este tempo, Rossini freqüentemente foi deixado sob os cuidados de sua avó, já idosa, que não podia controlar efetivamente o garoto.

Após o retorno de seu pai, Rossini permaneceu em Bolonha, sob os cuidados de um talhante de porcos, enquanto seu pai tocava a trompanas orquestras dos mesmos teatros em que Anna cantava. O garoto teve aulas de cravo por três anos com Giuseppe Prinetti, de Novara; este seu professor, que costumava tocar as escalas com apenas dois dedos. Paralelamente à sua profissão musical tinha um emprego como vendedor de bebidas alcóolicas, e uma propensão para adormecer de pé; tais qualidades tornaram-no objecto de ridicularização por parte de seu pupilo.


Gioachino Rossini (1792-1868) Il Barbiere di Siviglia
Melodrama buffo in two acts
Figaro ~ Thomas Allen, Baritone
Rosina ~ Agnes Baltsa, Mezzo-soprano
Almaviva ~ Francisco Araiza, Tenor
Bartolo ~ Domenico Trimarchi, Baritone
Basilio ~ Robert Lloyd, Bass
Berta ~ Sally Burgess, Mezzo-soprano
Fiorello ~ Matthew Best, Bass
Ufficiale ~ John Noble, Baritone
~
Ambrosian Opera Chorus. Director: John McCarthy
~
Academy of St. Martin in the Fields.
Conductor: Sir Neville Marriner

Download aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário