Pesquisar este blog

24/06/2010

Giacomo Puccini - Manon Lescaut

Giacomo Puccini (Lucca, 22 de dezembro de 1858Bruxelas, 29 de novembro de 1924) foi um compositor italiano de óperas. Dentre os compositores com óperas mais populares, é o mais recente.

Assim como a família Bach, a família Puccini produziu músicos por várias gerações (entre os quais, Domenico Puccini), especialmente músicos de igreja. Seus antepassados foram organistas da igreja de São Martinho em Lucca, o cargo tendo passado de pai para filho na família Puccini desde o século XVIII. Dizem que seu pai, Michele, já estava à procura dos nomes femininos mais feios que pudesse encontrar: Puccini teve cinco irmãs que nasceram antes dele. Em 1858, contudo, o tão esperado filho homem nasceu, e foi batizado com o nome deGiacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini. Depois de Giacomo, sua mãe Albina Magi deu à luz outro menino, que recebeu o nome de Michele.

Giacomo estudou órgão com o pai até que este morreu, em 1864, quando Puccini ainda não havia completado seis anos de idade. Para seguir a tradição secular da cidade de Lucca, o governo municipal decretou que Giacomo herdaria o cargo do pai, que foi desempenhado por diversos professores que repartiam com a viúva os modestos vencimentos anuais. Puccini continuou seus estudos de órgão com seu tio, Fortunato Magi, que o considerava um estudante pobre e indisciplinado, e com Carlo Angeloni. Aos dez anos de idade começou a cantar nocoro da igreja. Puccini parecia destinado a seguir a tradição da família e ser um simples músico de igreja, até que um dia, em 1876, aos 18 anos, ele ouviu a Aida de Verdi, que despertou nele um tal fogo, uma tal paixão, que ele percebeu em si mesmo um instinto musical que levava naturalmente à composição de óperas. Ele e seu irmão Michele haviam caminhado 30 km até Pisa par assistir a apresentação. Conseguiu então uma bolsa de estudos da rainha Margherita e, com um pouco de ajuda financeira do tio, entrou para o Conservatório de Milão, onde foi aluno de Amilcare Ponchielli e Antonio Bazzini. No mesmo ano, na idade de 21 anos, ele compôs Messa, que marca o ponto culminante da longa associação da sua família com a música de igreja em sua Lucca nativa. Embora o próprio Puccini corretamente tenha intitulado o trabalho de Messa, referindo-se a uma definição da liturgia da Missa Católica, hoje o trabalho é popularmente conhecido comoMessa di Gloria, um nome que, tecnicamente, se refere a uma definição de apenas as duas primeiras partes da missa, o Kyrie e o Glória, omitindo o Credo, o Sanctus e os Agnus Dei. Graduou-se em 1883 com o Capriccio Sinfonico, peça que parecia anunciar um compositor desinfonias, tamanho o brilho de sua orquestração.

Origem:Wikipedia

Giacomo Puccini (1858-1924)
Manon Lescaut Oper in vier acten

Manon Lescaut ~
Montserrat Caballé
Chevalier des Grieux ~
Placido Domingo
Geronte de Ravoir ~
Noel Mangin
Lescaut ~
Vicente Sardinero
Edmondo ~
Robert Tear
L‘Oste ~
Richard van Allan
Il Maestro di Ballo ~
Bernard Dickerson
Un Musico ~
Delia Wallis
Un Sergente ~
Robert Lloyd
Un Lampionaio ~
Ian Partridge
Un Comandante ~
Gwynne Howell

Ambrosian Opera Chorus
Chorleitung :
John McCarthy
New Philharmonia Orchestra

Download aqui:

2 comentários:

  1. The links don't work for this one anymore :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The links are still working.Please try once more time.

      Excluir