Alessandro Scarlatti

Alessandro Scarlatti foi um compositor do barroco italiano (n. Palermo, 2 de Maio de 1660 - f. Nápoles, 24 de Outubro de 1725). Foi um dos precursores da ópera italiana e é considerado o pai da escola napolitana de ópera, obtendo grande sucesso com obras como A Rosaura,Telémaco e Griselda. Além das óperas, Alessandro Scarlatti também ficou famosos por suas cantatas de câmara. Foi pai de dois outros compositores: Domenico Scarlatti e Pietro Filippo Scarlatti.

Embora as suas óperas fossem dotadas de um alto nível musical e tivessem influenciado compositores de outros países, não tinham maior interesse do ponto de vista da ação dramática; continham aberturas, chamadas sinfonias, que geralmente consistiam em três movimentos: um rápido, um lento e outro rápido. Essa forma tornou-se de grande importância na criação posterior da sinfonia clássica para orquestra.

Alessandro Scarlatti foi um compositor de extraordinário talento criativo. A sua obra compreende nada menos que 115 óperas, 150 oratórios e mais de 500 cantatas, além de composições instrumentais. Quando jovem, viveu em Roma como músico da corte da rainha Cristina da Suécia. Residiu em Veneza e em Urbino e mais tarde mudou-se para Nápoles.

A música de Scarlatti forma um importante elo entre a música vocal do início do Barroco italiano do século XVII, centrada em Florença, Veneza eRoma, e a escola clássica do século XVIII, que culmina em Haydn e Mozart.


Dorothea Röschmann , sop.
Lawrence Zazzo , c-ten.
Veronica Cangemi , sop.
Bernarda Fink , mez.sop.
Silvia Tro Santafé , mez.sop.
Kobie van Rensburg , ten.
Akademie für Alte Musik Berlin
René Jacobs , dir.

Download aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185