D. Shostakovich: TheNose ( O Nariz)

O Nariz ( russo : Нос, 'nos') é uma sátira a ópera composta por Dmitri Shostakovich . O russo libreto foi escrito por Shostakovich, Yevgeny Zamyatin , Georgy Ionin , e Alexander Preis , e é baseado na história de O Nariz de Nikolai Gogol . O enredo trata de um Santo Petersburgfuncionário cujo nariz deixa o rosto e desenvolve uma vida própria. [O título em russo (Нос, "n") é o inverso da palavra russa para "sonho" (Сон, "Filho").]

A música é uma montagem de diferentes estilos, incluindo música popular , música popular e atonalidade . O caos aparente é dado pela estrutura formal de dispositivos musicais, como cânones e quartetos , um dispositivo de tomada de Alban Berg 's Wozzeck .

A ópera foi escrita entre 1927 e 1928 . Partes dela foram realizados a partir de 1928. A ópera completa foi dada a sua primeira apresentação noTeatro Maly Operny em Leningrado , em 18 de janeiro de 1930. [1] Em 1929, a ópera foi criticado como " formalista "da Associação Russa de Músicos Proletária , e abriu para os pobres em geral opiniões .

De acordo com uma revisão do compositor britânico Gerard McBurney para Boosey & Hawkes "O Nariz é um dos Shostakovich maiores obras-primas do jovem, um passeio eletrizante de force de acrobacias vocais, selvagem cores instrumental e absurdo teatrais, todas tiradas por meio de uma mistura bolhas de riso e raiva ... O resultado, em mãos do irreverente impiedosamente Shostakovich, é como uma versão operística de Charlie Chaplin ou Monty Python ... apesar da sua absurda assunto magnificamente e virtuosa música, o nariz é uma prática funciona perfeitamente e oferece uma divertida noite enorme no teatro. " (Origem Wikipedia)

Zhanna Dombrovskaya
Tatiana Kravtsova
Elena Vitman
Andrei Popov
Sergey Semishkur
Sergei Skorokhodov
Yevgeny Strashko
Vladislav Sulimsky
Gennady Bezzubenkov
Vadim Kravets
Alexei Tanovitsky
Conductor: Valery Gergiev
Mariinsky Orchestra,2006

Download aqui

CD1

CD2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gioachino Rossini (1792-1868) - William Tell Overture, Joseph Haydn (1732-1809) - Cello Concerto No. 1 in C major, Hob.VIIb:1 e Edward Elgar (185