Pesquisar este blog

28/05/2011

D. Shostakovich: TheNose ( O Nariz)

O Nariz ( russo : Нос, 'nos') é uma sátira a ópera composta por Dmitri Shostakovich . O russo libreto foi escrito por Shostakovich, Yevgeny Zamyatin , Georgy Ionin , e Alexander Preis , e é baseado na história de O Nariz de Nikolai Gogol . O enredo trata de um Santo Petersburgfuncionário cujo nariz deixa o rosto e desenvolve uma vida própria. [O título em russo (Нос, "n") é o inverso da palavra russa para "sonho" (Сон, "Filho").]

A música é uma montagem de diferentes estilos, incluindo música popular , música popular e atonalidade . O caos aparente é dado pela estrutura formal de dispositivos musicais, como cânones e quartetos , um dispositivo de tomada de Alban Berg 's Wozzeck .

A ópera foi escrita entre 1927 e 1928 . Partes dela foram realizados a partir de 1928. A ópera completa foi dada a sua primeira apresentação noTeatro Maly Operny em Leningrado , em 18 de janeiro de 1930. [1] Em 1929, a ópera foi criticado como " formalista "da Associação Russa de Músicos Proletária , e abriu para os pobres em geral opiniões .

De acordo com uma revisão do compositor britânico Gerard McBurney para Boosey & Hawkes "O Nariz é um dos Shostakovich maiores obras-primas do jovem, um passeio eletrizante de force de acrobacias vocais, selvagem cores instrumental e absurdo teatrais, todas tiradas por meio de uma mistura bolhas de riso e raiva ... O resultado, em mãos do irreverente impiedosamente Shostakovich, é como uma versão operística de Charlie Chaplin ou Monty Python ... apesar da sua absurda assunto magnificamente e virtuosa música, o nariz é uma prática funciona perfeitamente e oferece uma divertida noite enorme no teatro. " (Origem Wikipedia)

Zhanna Dombrovskaya
Tatiana Kravtsova
Elena Vitman
Andrei Popov
Sergey Semishkur
Sergei Skorokhodov
Yevgeny Strashko
Vladislav Sulimsky
Gennady Bezzubenkov
Vadim Kravets
Alexei Tanovitsky
Conductor: Valery Gergiev
Mariinsky Orchestra,2006

Download aqui

CD1

CD2

22/05/2011

Carl Friedrich Abel

Carl Friedrich Abel (22 de dezembro de 1723 - 20 Junho 1787) foi um alemão compositor da era clássica . (O Chambers Biographical Dictionarydá o seu ano de nascimento como erroneusly 1725.) [1] Ele era um bom jogador da viola da gamba , e compôs músicas para esse importante instrumento.
Abel nasceu em Köthen , filho de Christian Ferdinand Abel , o principal viola da gamba e violoncelo jogador na orquestra tribunal de Johann Sebastian Bach . Não há nenhuma prova de que Abel estudou na Leipzig Thomasschule , mas foi na recomendação de Bach, em 1748 ele foi capaz de juntar Johann Adolf Hasse s orquestra tribunal "em Dresden , onde permaneceu por dez anos. Em 1759 (ou 1758 de acordo com Chambers), [1] foi para a Inglaterra e tornou-se músico de câmara, à rainha Charlotte .
Carl Friedrich Abel · Piano Concertos op.11
Sabine Bauer pianoforte & harpsichord · la Stagione Frankfurt · Michael Schneider
Carl Friedrich Abel (1723-1787)

Concerto VI in C major
Concerto III in E flat major
Concerto II in B flat major
Concerto I in F major
Concerto V in G major
Concerto IV in D major

20/05/2011

Jennifer Larmore - Call me Mister - Welsh National Opera & Carlo Rizzi

Call me Mister
'Trousers roles' Arias
Jennifer Larmore: mezzo-soprano
Welsh National Opera
Carlo Rizzi: regência

01 - Gluck: Orfeo ed Euridice - Che farò senza Euridice
02 - Mozart: Le nozze di Figaro - Non so piú cosa son, cosa faccio
03 - Rossini: Tancredi - Oh patria! Di tanti palpiti
04 - Rossini: La donna del lago - Mura felici
05 - Bellini: I Capuletti e i Montecchi - Lieto del dolce incarno... La tremenda
06 - Donizetti: Lucrezia Borgia - Il segreto
07 - Donizetti: Anna Bolena - É sgombro il loco... Ah! parea
08 - Meyerbeer: Les Huguenots - Nobles seigneurs
09 - Gounod: Faust - Faites-lui mes aveux
10 - Gounod: Romeo et Juliette - Depuis hier... Que fais-tu
11 - Tchaikovsky: La pucelle d'Orleans - Oui, Dieu le veut!... Adieu, forêts
12 - J. Strauss: Die Fledermaus - Ich lade gern mir Gäste ein
13 -
J. Strauss: Die Fledermaus - From time to time I entertain

09/05/2011

David Helfgott

David Helfgott
(Melbourne, 17 de maio de 1947) é um pianista australiano, cuja vida inspirou o filme ganhador do Oscar Shine, com Geoffrey Rush.
Aos seis anos de idade, começou a aprender piano com seu pai. Com dez anos de idade passou a estudar com Frank Arndt, época na qual ganhou várias competições locais.

Quando tinha quatorze anos, a comunidade australiana de música levantou recursos para que David estudasse piano nos Estados Unidos. Contudo, seu pai não permitiu que ele partisse, alegando que David não estava pronto para a independência (e presumivelmente por suspeita da sua doença mental). Aos dezenove anos, entretanto, David Helfgott ganhou uma bolsa na Escola Real de Música, em Londres. Por três anos, lá estudou, sob a tutela de Cyryl Smith.

Durante sua estada em Londres, David teve manifestações mais graves de sua doença. Em 1970, voltou para a Austrália, onde se casou com sua primeira mulher, Clara, em 1971. Após o fim de seu casamento, foi internado em Graylands, um hospital psiquiátrico na cidade de Perth. Durante os dez anos seguintes, David passou por um tratamento psiquiátrico.

Em 1984, após se apresentar alguns anos em um bar australiano, ele conhece a astróloga Gillian Murray, com quem se casa alguns meses depois. Nas décadas de 80 e 90, construiu uma carreira de sucesso na Austrália e na Europa.

Helfgott gosta de tocar músicas do período romântico, principalmente Modest Mussorgsky, Sergei Rachmaninoff, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Robert Schumann e Nikolai Rimsky-Korsakov.

Hoje, David Helfgott mora em Happy Valley, Austrália. Ele ainda faz apresentações de piano em sua casa, "Paraíso".(Origem Wikipedia)


Download Aqui