Erasmo de Rotterdam
Desiderius Erasmus Roterodamus, conhecido como Erasmo de Roterdão (português europeu) ou Roterdã (português brasileiro) (27 de Outubro de 1466 Roterdão — 12 de Julho de 1536, Basiléia) foi um teólogo e um humanista neerlandês. Ele nasceu em Geert Geertsen, em Roterdão, Holanda do Sul, Países Baixos
Aos onze anos de idade, Erasmo já lia perfeitamente Horácio e Terêncio. Tendo perdido os pais ainda muito jovem, o seu tutor internou-o no convento de Stein, onde Erasmo, desgostoso, entregou-se apaixonadamente aos estudos. Cursou o seminário com os monges agostinianos e realizou os votos monásticos aos 25 anos, aproximadamente.
Tinha apenas vinte anos quando escreveu sua primeira obra: O Desprezo do Mundo. Em seguida publicou um discurso intitulado O Bem da Paz.
Esses dois trabalhos logo se tornaram muito conhecidos e celebrizaram o seu autor.
Na Itália, Erasmo travou relações com os homens mais famosos da época.
Conheceu cardeais e papas, entre estes Júlio II. Esteve em seguida, em Veneza, com Aldo Manuzio;depois, em Pádua, onde foi preceptor do filho bastardo de James Stuart; mais tarde tornou à inglaterra, onde teve em Thomas More um dos seus melhores amigos.
O Elogio da Loucura (Encomium Moriae), foi publicado em Paris em 1509. É uma sátira extraordinariamente interessante, na qual os potentados da época e sobretudo os homens da Igreja são impiedosamente escalpelados pela ironia incomparável do grande escritor.
Sempre inquieto e insatisfeito, percorreu Erasmo vários países, até se instalar definitivamente na Basiléia, onde morreu aos setentas anos de idade, no dia 11 de julho de 1536.
Comentários
Postar um comentário