Pesquisar este blog

30/11/2008

Amedeo Modigliani (1884-1920)

Modigliani, pintor italiano, nascido em Livorno e falecido em Paris.
Seu pai era banqueiro ;pelo lado materno, descendia de Spinoza.
Em 1906 seguiu para Paris, ali levando desde o início vida boêmia e desregrada.
Cézanne,Lautrec e Picasso influenciaram-no profundamente.
Por volta de 1918, o êxito começava a coroar os esforços de
Modigliani, mas sua saúde já se achava comprometida, sucumbindo o artista 'as provações e aos excessos. No dia de seu enterro, Jeanne Hebuterne, sua mulher, lançou-se de um sobrado à rua, tendo morte instantânea.
Modigliani é um dos mais importantes componentes da complexa Escola de Paris.
Foi antes de tudo um linear, expressando-se elegante e delicadamente através de um desenho preciso e sóbrio.

Jeanne Hebuterne á la Cloche


mais fotos

29/11/2008

Recados deixados no Orkut..da Comuna MEGA CULTURA

Alguns comentários de pessoas que tem o privilégio de gostar e incentivar a Cultura.Alguns aqui são realmente artistas...ou todos eu acho,porque , cultivar o que grandes mestres das artes fizeram e fazem , e ter o bom gosto de falar sobre elas, é realmente ter o dom de ser verdadeiramente ARTISTA.

De Augustus para Sálua Lindo e profundo o Blog. Simplesmente o que há de sofisticado e sublime, flores que nasceram da dor e da dedicação de seus autores. A arte é a alma humana fluindo através dos sentidos materiais.Nós do interior, que não tivemos a oportunidade de visitar as galerias ou mesmo os teatros, temos acesso à cultura através da iniciativa como a sua Sália. Parabéns e obrigado.

De Spedini para Sálua Esse blog da Sálua é para se passar um dia inteiro (no mínimo) admirando.Mioto bem organizado e com quadros dos mais belos existentes.Parabéns, filha!!!

De Silvio para Sálua, seu blog é fantástico!Parabéns

De Lícia para Sálua Sálua Amei o seu blog!!!! Adoro ópera e arte, coleciono livros dos grandes pintores, tenho a coleção da pinacoteca dos grandes museus. Sou apaixonada por eles desde pequena, eu desenho e pinto tb. Qq hora vou scanear meus desenhos e colocar aqui tá Silvio rsrsParabéns pelo blog, um deleite! Um convite ao bom gosto.

28/11/2008

MEGA CULTURA

Esta é uma página de comunidade no ORKUT para interessados em coisas interessantes

Comunidade destinada a reunir biografias, bibliografias, imagens, vídeos e etc. de escritores, artistas plásticos, músicos, cineastas, dramaturgos, arquitetos, enfim, todos aqueles que contribuiram para, de alguma forma, fomentar a cultura, a educação e os caminhos (ou até descaminhos) de nossa civilização.

IMAGENS: DO IMAGINÁRIO AO CONCRETO

Da Vinci - Vida e Obra



"Mona Lisa", também chamado "Gioconda"

por ser o retrato da mulher de Zanobi del Giocondo.


Leonardo da Vinci filho ilegítimo , aos 15 anos
iniciou sua aprendizagem artística com Verrochio
Escultor italiano considerado dos mais importantes do século XV,

completando-a em1472, embora permanecesse junto ao mestre até 1476.
Além de se dedicar à Pintura e àEscultura (suas são, por exemplo , a cabeça
do anjo e a paisagem do"Batismo de Cristo"(de Verrochio, nos Uffizi),
já dera início igualmente a sua carreira de inventor.

Modelos de máquinas voadoras imaginadas e desenhadas por da Vinci
A serviço de Ludovico Sforza, o artista permaneceria em Milão até 1499, trabalhando principalmente como engenheiro militar e civil, mas também executando pinturas como"A Virgem das Rochas"(Museu do Louvre) e o célebre afresco da "Última Ceia", no refeitório de Santa Maria delle Grazie(1495 a1497).

A Anatomia, a Botânica , a Matemática, a Física e a Mecânica interessavam-no de modo especial,lado a lado com a Pintura ,sobre o que escreveria, por esses anos, um importante Tratado.



mais fotos

Leonardo da Vinci (1452-1519)


Leonardo Da Vinci


(Auto Retrato)


  • (1452-1519),Pintor ,escultor,arquiteto,engenheiro e cientista
  • italiano da Escola Florentina,nascido em Vinci,perto de Florença, e falecido em
  • Amboise,França,o protótipo do ideal renascentista do "homem universal", um dos
  • os maiores gênios que a humanidade terá produzido.

mais fotos

27/11/2008

Sir Anthony van Dyck (1599-1641)

Van Dyck


Auto Retrato,1613
Pintor flamengo de retratos, cenas religiosas e mitológicas, nascido
Em Antuérpia e falecido próximo a Londres, em Blackfriars.
Estudou com Van Balen e já em 1615 possuía um atelier próprio,
Embora sós três anos depois viessem a ser admitido como mestre livre.
"Carlos I Caçando", de Van Dycky(Louvre)
Na Confraria de São Lucas de 1618 a1620 parece ter colaborado intimamente com Rubens.
Van Dick viajou bastante.Esteve na Itália, Antuérpia e após 1627
quase sempre na Inglaterra. Em Londres foi nomeado, já em 1632,
"Principalle paynter in ordinary of their majesties at St.James",
mantendo-se neste cargo até falecer com apenas 42 anos.
Estilisticamente, Van Kyck iniciou sua carreira marcado pelo naturalismo de Jordaens e Caravaggio(“Auto-Retrato”, Viena,1613). Quando dos anos de colaboração com Rubens, dá-se um aprofundamento maior em sua visão, ao mesmo tempo em que amadurece um novo tipo de retrato nutrido por influências venezianas. Várias cópias de originais de Rubens datam desse período, sendo igualmente admitido ter Van Dyck cooperado em diversas pinturas rubenianas como “Le Coup de Lance”(Museu de Antuérpia).


mais fotos

24/11/2008

Ópera


A ópera é uma peça teatral, em que os papéis não são falados, mas cantados e acompanhados por música sinfônica. O canto, em vez de declamado, parece incompatível com qualquer definição razoável da arte dramática, como vida real no palco.Por isso, a ópera sempre foi alvo de críticas da parte de espíritos racionalistas; Voltaire chegou a dizer que "o que é imbécil demais para ser dito, está sendo cantado". infelizmente a maior parte dos libretos de ópera lhe dá razão. Mas historicamente, a ópera tem suas origens numa tentativa de restabelecer a verdadeira tragédia. Durante todo o séc.XVI, os
dramatugos italianos viviam obcecados pela idéia de imitar a tragédia antiga. Descobriu-se afinal que as representações dramáticas na Grécia antiga eram sempre acompanhadas de música e que os próprios papéis eram menos declamados do que cantados. Sempre foi um problema a relação entre a música e o libreto.

Ópera

No início houve equilíbrio quase perfeito entre a música ,expressivamente dramática e libretos ,igualmente dramáticos ,nas óperas de Cláudio Monteverdi: La Favola d'Orfeo,L'Incoronazione di Poppea.A música deixou de ser polifônica(emprego simultâneo de vários instrumentos não uníssonos): tornou-se homófona(que tem o mesmo som, ou se pronuncia da mesma maneira), para servir de meio de expressão dramática aos cantores.A ária começou a dominar de tal modo, que no fim do sécXVII a ópera já não passava de uma coleção de árias, enquanto a ação dramática era sufocada pelas artes cênicas da arquitetura barroca. Vida dramática própria só se manteve na cômica ópera buffa, cheia de vivacidade italiana , cujo iniciador foi Pergolesi(La Serva Padrona). Foram várias tentativas de restabelecer o equilíbrio perdido.Insuflaram nova vida dramática aos textos e, em consequência, à música. O equilíbrio almejado só se realizou , esporadicamente, graças ao acaso
feliz de o gênio musical de Mozart ter encontrado libretos adequados(Le Nozze di Fígaro, Don Giovanni,Cosi fan Tutle) .Ou facilmente transformáveis em música( A Flauta Mágica).


Fonte: Barsa

22/11/2008

Sergei Vasilievich Rachmaninov 1873–1943)


SERGEI VASILYEVITCH RACHMANINOV

СЕРГЕЙ ВАСИЛЬЕВИЧ РАХМАНИНОВ(1873–1943)Sergei Vasilievich Rachmaninov foi um compositor, pianista e maestro nascido na Rússia, em 1 de abril de 1873, na cidade de Semyonovo, próxima de Novgorod.Escreveu quatro concertos para piano, três sinfonias, duas sonatas para piano, uma sinfonia coral, um conjunto de noturnos e muitas músicas, dentre outros trabalhos. Um de seus trabalhos mais famosos é a Rapsódia Sobre um Tema de Paganini, que foi trilha sonora do filme Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time), de 1980.Rachmaninov morreu em 28 de março de 1943 em Beverly Hills, Califórnia, Estados Unidos, de câncer no pulmão, provavelmente devido a seu hábito de fumar em excesso. Profeticamente, em seu último recital um mês antes de sua morte, ele executou a Sonata em Si Bemol de Chopin, que inclui a famosa Marcha Fúnebre. Seu corpo está enterrado no Cemitério Kensico, na cidade de Valhalla, estado de New York, Estados Unidos.

Wikipédia

Ópera Wagner

http://www.wagneropera.net/

Ópera



Eu adoro óperas

Nessun Dorma é uma ária do último ato da ópera Turandot, de Giacomo Puccini


Veja ao lado vídeo "Nessum Dorma" com Luciano Pavarotti



Wikipédia Pavarotti
Wikipédia Puccini

Giacomo Puccini (1858-1924)


Turandot - Nessun Dorma (Giacomo Puccini)
TURANDOT narra a história do príncipe Calaf, da princesa Turandot (filha do imperador) e de Liu (escrava). A princesa, por vingança de estrangeiros terem matado uma de suas ancestrais, não quer saber de se apaixonar e propõe que aquele que desejar desposá-la deverá responder a três enigmas. Quem não conseguir é morto e a sua cabeça é exposta sobre a muralha. Durante uma das execuções, Liu pede que ajudem seu pai que ficou ferido no tumulto que ocorreu na praça de execuções quando surge o Príncipe desconhecido que reconhece no velho seu pai, o rei Timur. Liu, na verdade uma escrava do antigo rei, reconhece que ele é na verdade o príncipe Calaf, a quem amava em segredo. Após o reencontro, Turandot aparece nas muralhas e Calaf fica apaixonado. Resolve que irá casar com ela e bate no gongo que anuncia o desejo de um pretendente. Todos tentam tirar essa idéia dele mas ele insiste. Responde aos enigmas e a princesa fica contrariada. Ele propõe que ela poderá matá-lo se descobrir o seu verdadeiro nome até ao dia seguinte. Ela desespera, manda que todo o reino não durma essa noite para descobrir o nome do príncipe desconhecido (quando é cantado o tema de 'Nessun Dorma'). No dia seguinte foram presos o velho rei e Liu. Começam a ser torturados para revelar o nome do jovem. Liu, para salvar o rei, diz que sabe o nome e quando tentam que fale ela pega um punhal de um soldado e se mata. Calaf e Turandot se encontram e o príncipe diz seu verdadeiro nome para que ela o revele. Ela se dá por vencida e os dois aparecem com ela revelando que o nome dele é amor e terminam abraçados.


Wikipédia

17/11/2008

Vincent van Gogh (1853-1890)

CAMPOS DE TRIGO COM CORVOS
Museu Nacional- Vicent Van Gogh
Amsterdam
A crítica costuma considerar esta paisagem como um presságio do suicídio de van Gogh. A composição do quadro está determinada pela horizontalidade e pelos caminhos divergentes que se perdem ao longe. O cromatismo contrastado e a presença dos corvos acentuam a sua expressividade trágica.

CAMPOS DE TRIGO COM CORVOS - 1890
MUSEU NACIONAL VINCENT VAN GOGH, AMSTERDAM


mais fotos

11/11/2008

Vincent van Gogh (1853-1890)


(Zundert, 30 de Março de 1853Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos.
Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contactos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
O Museu Van Gogh em Amsterdão é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

Origem: Wikipédia


mais fotos

Biblioteca digital

ATENÇÃO: Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, pelo Ministério da Educação.
Ver grandes pinturas de inúmeros mestres;· Ler obras de diversos escritores;
Acesso às historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA. Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Basta acessar o site
:http://www.dominiopublico.gov.br/

Paul Cézanne (1839-1906)


Paul Cézanne em 1861

Paul Cézanne em 1861
Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — 22 de outubro de 1906) foi um pintor francês.
Após uma carreira inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne foi preso por roubar uma gravata como o tal bispo judeu influenciado por Delacroix.Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações do ponto de visão em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. A sua concepção da composição era arquitectônica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais pela captação destas formas que pela representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.

mais fotos

Natureza Morta/Paul Cézanne

Paul Cézanne
Seu pai, Louis-Auguste Cézanne era banqueiro de origem piemontês. Sua mãe, Anne-Elisabeth Honorine Aubert, foi quem lhe ensinou a concepção e visão da vida. Paul teve mais duas irmãs mais novas que ele, Marie e Rose. Devido a boa condição financeira de seu pai, Paul Cézanne teve facilidades em sua vida, diferente de muitos pintores famosos como Van Gogh, por exemplo, que viveu e morreu na miséria.
Natureza morta com maçãs e laranjas. Museu d'Orsay

mais fotos
PARA QUEM GOSTA DE BOA MÚSICA

http://www.midinet.com.br/

06/11/2008

Vincent van Gogh (1853-1890)

Presente Cultural - Vincent Van Gogh

The Van Gogh Museum, Amsterdam

A Galeria de Vincent van Gogh.
Obra Completa de Vincent van Gogh http://www.vggallery.com/international/portuguese/
Vincent van Gogh's Letters http://www.vincentvangoghart.net/letters.htm
Conheça Van Gogh em 12 passos por Agnaldo Farias

mais fotos

Classics for Babies



Classics for Babies
Este disco tem musicas de Mozart,Beethoven, VivaldiHaydn,Schubert,Gluck e outros.
..músicas direcionadas apenas para crianças.
Crianças ainda no útero materno devem escutar músicas...principalmente clássicos
para que apredam a gostar de boa música.
Os bebês são sensíveis à música..
Este cd é como uma caixinha de música...
a coleção HAPPY BABY em CD e K7.

Link